22.11.06

E aí, Comercial premiado vende mais?

Sempre me fiz essa pergunta: Um comercial premiado vende mais?

Muito se fala sobre as novas tendências de mídia, o fim da televisão, o crescimento da internet. Mas a verdade é que uma ótima idéia na televisão continua vendendo e muito bem.
No Gun Report 2006, relátorio sobre as agências e comerciais mais premiados no ano, foi feita a pergunta: "Afinal, os comerciais mais premiados do mundo em 2006 venderam ou não?"

Confiram as respostas (acrescentei os links pra quem ainda não viu os comerciais):

"noitulovE", para a cerveja Guiness - http://www.youtube.com/watch?v=EoLwfkRvLfk
A marca atingiu o maior market share da história do mercado cervejeiro da Grã-Bretanha. Nos últimos 12 meses as vendas ultrapassaram 1 Bilhão de libras.

"Balls", pra Sony Bravia LCD TV - http://www.youtube.com/watch?v=oP5J4W5GQ3w
Na terceira semana da campanha de TV, os Bravias foram esgotados no Reino Unido e a Sony voltou a liderar o mercado de televisores pela primeira vez em três anos.

"Big AD", pra cerveja Carlton Graught Beer - http://www.youtube.com/watch?v=tZslkC4y2qY
O comercial "Big Ad" consolidou a posição de número 2 do anunciante no mercado de chope do país. A marca cresceu notáveis 20%.

"Tyre", para a Bangkok Seguros - http://www.youtube.com/watch?v=LAMMpth9v_k
As vendas da seguradora cresceram 13% em seis meses e a marca foi considerada a segunda mais admirada pela Revista BrandAge.

"Impossible Dream", para a Honda - http://www.youtube.com/watch?v=fB_1gPRCLCo
A sequência de "Cog" e "Grrr" produziu níveis sem precedentes de preferência da marca.

"Golf", para o Viagra - http://www.youtube.com/watch?v=cMhv_wCx5ug
O conceito "Bleep" tranformou um problema dos laboratórios farmacéuticos do Canadá, que são proibidos de anunciar as funções medicamentos, em solução criativa. Apesar dos recentes lançamentos de duas outras drogas contra disfunções eréteis, o Viagra manteve mais de dois terços de
market share no Canadá.

Talvez o coveiro da televisão não sejam as novas mídias, mas a falta de grandes idéias.

Mudam-se os suportes mas uma boa idéia em um comercial continua valendo muito, para todos os lados.


de Rodrigo Almeida - Redação - Jordão Publicidade

obs: Tenho estado sem tempo algum para atualizaç~oes, porque chegou a hora das provas finais! :)

Nenhum comentário: