9.11.06

Fantástico vs YouTube, mas como o mundo mudou

Marcelo Guedes

Prezado Júlio, Eu sou do tempo em que a primeira coisa que as crianças faziam na escola na segunda-feira era comentar a campanha lançada no Fantástico na véspera. E dessa época, nao sei se você concorda, a que fazia mais sucesso era a do Hollywood. A marca de cigarro sempre trazia um esporte novo e fascinante - caiaque-surfe, parapente, bugre-cross etc etc.

Hoje já não podemos fazer propaganda de cigarro. Mas mesmo que pudéssemos, já não se comenta a propaganda do Fantástico na segunda-feira. Por quê? A qualidade dos profissionais de propaganda caiu? Duvido. A qualidade dos consumidores subiu? Acho que sim.

Como publicitário, eu não fico nostálgico. Mas fico ansioso para entender para onde estamos indo. Hoje o que mede o sucesso de uma campanha nao é o buxixo da escola, mas o buzz no YouTube ou no Orkut. Nao é um garoto falando para a sua patota, mas um garoto falando para o mundo. E nao é um comentário, mas um remix da campanha (que muitas vezes nem passou na TV) que agradou.

Só pra ver exemplos - uma série de originais e remixados do PC vs Mac aqui; o clipe mixado do Prisma aqui; e o clipe remixado do C4 aqui. Mudou ou nao mudou?

Copiado e colado de: BlueBus

Nenhum comentário: