7.2.07

O futuro a Deus pertence

O mercado publicitário está com problemas. Primeiramente as propagandas colaborativas estão se alastrando em todo o mundo. O Yahoo!, a Dove, a General Motors, todos estão entrando de cabeça nessa tendência e alguns profissionais se questionam se isso vai afetar os negócios da área.

Por enquanto o Brasil não se manifestou sobre esse conceito de propaganda colaborativa. Temos aqui o exemplo que eu citei ontém do CD do Caldeirão do Huck, mas fora isso nada muito expressivo já foi feito (a não ser pela Benq)no país. Segundo Taís Rensi a propaganda colaborativa não representa uma ameaça às agências porque na realidade esses concursos e promoções dependem de uma pré-produção feita por profissionais.

Por outro lado, Michel Lent se pergunta:

"Se os clientes podem conseguir de forma muito barata material de ótima qualidade criativa, em que medida isso vai afetar o mercado publicitário?"


Dúvidas à parte, o mercado publicitário nacional já vem sofrendo demasiadamente devido ao projeto Cidade Limpa. Muitas agências se manifestaram contra, obviamente, e dizem que o Cidade Limpa na verdade deveria se chamar Projeto Cidade Cinza (já que houve a retirada dos cartazes e outdoors mas não das estruturas que os dependuravam).

Paira no ar a dúvida sobre o futuro e pra fechar o dia vou pôr aqui um vídeo novo que eu achei de uma criatividade absurda.

obs:Observem que ao final desse vídeo aparece o logotipo da marca fato que implica baixa divulgação. Não caia no erro deste caso, lembre-se que um viral deve sempre se associar subjetivamente a uma marca.

obs2: Se você pretende assistir ao Oscar esse ano, não perca nos intervalos a exibição de um comercial feito por um dos consumidores da Dove.

Até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

aposto que ficou todo alegre quando viu que tinha um comentario e ia até comemorar, pois é...


se fudeu
porque comentario de amigo não vale
mas um dia vc consegue um de alguém que leia o que vc escreve

beijundas
[;

Luis Augusto Santana disse...

Paulo, meu brother, pssei aqui pra conferir o seu "cafofo virtual".Tá da hora! E obrigado pela força, é bom saber que tem gente bacana que visita nosso espaço. Valeu. A gente se fala.